© 2011 Conceitos Arquitetura

December 21, 2016

Please reload

Posts Recentes

Preparando para o futuro

December 21, 2016

1/3
Please reload

Posts Em Destaque

Resíduos tecnológicos... Mais uma ameaça?

December 21, 2016

Os resíduos tecnológicos são gerados principalmente a partir dos itens eletrônicos usados ​​e do rápido avanço de tecnologias, aliado aos preços em queda, que resultou em um excedente de rápido crescimento do lixo eletrônico. Esses resíduos consistem principalmente de ferro e aço, plásticos, metais não ferrosos e outros. Segundo o relatório da  ASSOCHAM (Associação das Câmaras do Comércio e Indústria da Índia), recentemente concluído, as três cidades na Índia que geram maior quantidade de lixo eletrônico são Mumbai (61.500 toneladas), Região da Capital Nacional (43.000) e Bangalore (37.000). O estudo também revelou que o consumidor eletrônico indiano e duráveis ​​indiana gastou o equivalente a 19 bilhões de reais em 2012 e no mesmo ano viu a Índia produzir mais de oitocentos mil toneladas de lixo eletrônico. A previsão deste relatório em 2017 é que a geração de lixo eletrônico irá crescer em mais de 2 milhões de toneladas na Índia.

Como isso pode ser tratado? Esse problema grave é uma ameaça ao meio ambiente que serve como aterro para esse tipo de lixo, a liberação de líquidos no solo e gases na atmosférica, ao longo dos anos, vai acabar em lençóis de águas subterrâneas, contaminando-os. Essas substâncias contém componentes químicos nocivos como chumbo, cádmio e berílio, que não só danificam o ambiente, mas também têm um grande impacto negativo na saúde de seres humanos. A política para lixos eletrônicos deve ser mais rigorosa, a fim de gerar o bem-estar das gerações futuras.

Na minha opinião, é o momento de tomar uma ação rápida para evitar o crescimento desorganizado do lixo eletrônico. As soluções podem ser:

1. Conscientizar os consumidores
2. Reciclar
3. Tratar os resíduos adequadamente

É essencial criar mais unidades de reciclagem em torno das cidades. Por um lado, reduz o aterro sanitário, e, por outro, pode fornecer oportunidades de emprego rural para os locais circundantes (o que ajuda na redução da população rural que migra para a cidade em busca de emprego). Em uma perspectiva maior isso exige um enorme investimento. O governo pode oferecer ajuda que pode configurar essas unidades - oferecendo desconto para uso de energia, água e solo, e, além disso, anunciar para vender os produtos reciclados para o mercado com a vantagem de isenção de imposto. Isso pode reduzir o problema em maior escala e motivar as organizações privadas a investir e criar unidades de reciclagem. Mas nós podemos, pelo menos, reduzir o uso de itens eletrônicos. Parece impossível?

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square